4º Rock Fly

4º Rock Fly

Regulamento

4º Rock Fly Pico das Conchas

O ROCKFLY Pico das Conchas nasceu da necessidade de divulgar este sitio de voo e incentivar a prática do voo livre no sudoeste paulista. Está em sua terceira edição e já se tornou uma festa popular aguardada por muitos moradores e admiradores do esporte em nossa cidade. Venha prestigiar nossa festa e contribuir para o desenvolvimento do esporte e do turismo em Capaõ Bonito e região, aproveite também para conhecer a beleza natural da região e a simpatia de seu povo acolhedor.

O ROCKFLY 2019 será composto por duas categorias de competições distintas, visando atender a expectativa de todos os pilotos, iniciantes e experientes.

O campeonato acontecerá nos dias 16 e 17 de Fevereiro com provas de XC Cross Country e Pouso na Mosca.

1 – INSCRIÇÃO DOS COMPETIDORES

Antecipado através do Site http://www.picodasconchas.com.br/rockfly/ terá um custo de
R$50,00  e também será realizada no dia do evento até as 10h sendo o valor de R$60,00  que deverá ser pago em espécie no ato da inscrição, dará direto ao Kit camiseta e translado do pouso até a rampa.

Será obrigatório para validar sua inscrição, a assinatura do Termo de Responsabilidade e apresentação da licença de piloto habilitado (Carteiras CBVL, FAI, ABP, ABPI ou clube).

Pilotos não inscritos somente poderão utilizar a rampa após a decolagem de todos os pilotos inscritos no evento.

2 – PROGRAMAÇÃO

Sexta (15/02/2019) das 13:00h às 17:00h credenciamento dos competidores na sede do
CVLSP, localizada no pé da rampa N;

Rampas estarão liberadas para treino.

Sábado (16/02/2019)

  • 09:30h às 11:30h – Abertura Oficial, credenciamento dos competidores e entrega do Kit (Obrigatório para todos os competidores);
  • 11:30h brefing;
  • 12:00h Subida pra rampa com resgate da competição;
  • 13:00h previsão de abertura de janela, tendo prioridade os competidores para prova de XC.
  • 16:00h fechamento da janela da prova;
  • 20:00h premiação da prova de mosca.

Os pilotos que participarem da competição de XC, terão até às 23:00h para baixar seu voo no site Galera do Cross (http://www.galeradocross.com.br)

Domingo (17/02/2019):

  • 10:30h – Briefing .
  • 12:00h – Previsão de abertura da Janela .
  • 15:00h – Fechamento da Janela.
  • 18:00h – Premiação e encerramento.

3– QG DO EVENTO

Nosso QG será no Pouso Oficial (Sítio do Sr Ageu)

4 – PARTICIPANTES

Poderão participar desta competição os pilotos devidamente habilitados para a prática do esporte. Considera-se habilitado o piloto portador de:

a) Carteira de habilitação expedida pela ABP, ABVL, ABPI, FAI;

b) Carteira de filiação à Clube e/ou Associação de Parapente.

A comprovação mínima de habilidade é atestada pelos documentos acima, cabendo exclusivamente ao piloto participante, a avaliação de seu próprio nível de pilotagem, decidindo assim pela participação, com inteira e exclusiva responsabilidade pelos seus atos e omissões, excluindo por completo quaisquer responsabilidades dos organizadores do evento. Não cabe aos organizadores a avaliação de que o nível de pilotagem do participante é compatível ao exigido por uma competição.

A Comissão Organizadora poderá recusar sumariamente a inscrição de qualquer piloto (sem direito a recurso), se entender que o mesmo não possui capacidade técnica ou mental para participar da competição, mesmo nos casos de apresentação de qualquer dos documentos acima relacionados.

5 – CATEGORIAS

Por questão de limitação de espaço na rampa, SEGURANÇA DOS PILOTOS e para atender a expectativas de todos, a competição terá apenas duas categorias distintas entre si, onde o piloto poderá mudar a qualquer momento de categoria, desde que não haja alegação de prejuízo na pontuação.

Cada piloto indicará em qual das duas categorias vai competir, independentemente da homologação de seu velame.

Prova de XC: Todas as velas classificadas como Serial HOT (EN D), velas CCC, velas EN A, B, C, D ou DHV 1, ½, 2, e DHV 2-3, todos estarão na mesma categoria, sendo o diferencial a habilidade e estratégia de cada piloto.

Na confirmação das inscrições todo competidor deverá assinar ficha de cadastro, onde constam dados pessoais e do equipamento usado na competição.

Horário limite de pouso para esta prova será até as 17:00h.

Prova de mosca: Todas as velas classificadas como Serial HOT (EN D), velas CCC, velas EN A, B, C, D ou DHV 1, ½, 2, e DHV 2-3, todos estarão na mesma categoria, sendo o diferencial a habilidade e estratégia de cada piloto.

Horário limite de pouso para esta prova será até as 17:00h.

6 – SISTEMA DE DECOLAGENS

Por questão de limitação de espaço na rampa E SEGURANÇA DOS PILOTOS, haverá escalonamento das decolagens por categoria, sendo que o piloto da prova de XC tem prioridade na decolagem sobre a prova de mosca, no caso da segunda decolagem do competidor de XC.

Não haverá limitação de decolagens por piloto para a prova de XC, no caso de prego o piloto poderá subir e fazer uma nova decolagem.

Para a prova de mosca será validada 05 decolagens, podendo descartar a pior nota

Se necessário, dentro de cada categoria, poderá ser criada sistemática de fila única de acesso à rampa, a critério do Juiz Geral. Se a demanda por decolagem for muito grande, poderão ser distribuídas senhas de acesso à rampa ou definição de outro critério de ordenamento.

7 – PREMIAÇÃO

A premiação da competição de MOSCA acontecerá no sábado, no intervalo de apresentação das bandas às 19:00h, o piloto deverá estar presente para receber seu premio.

A premiação da prova de XC acontecerá no domingo a partir das 18h.

A premiação de cada categoria se dará da seguinte forma:

  •  1º Colocado: Troféu.
  •  2º Colocado: Troféu.
  •  3º Colocado: Troféu.

8 – BRIEFING
Haverá um “briefing” realizado por algum membro da Comissão Organizadora ou Juiz Geral, na presença de todos os pilotos, com informações e detalhes sobre segurança.
É de inteira responsabilidade do piloto o seu conhecimento.

Pilotos que decolarem antes da realização do briefing ou da abertura da janela não poderão validar esse voo para somar pontos nas provas.

9 – ÁREA DE DECOLAGEM

Haverá um setor de decolagem na rampa, destinado exclusivamente ao cheque final do equipamento e decolagem, com acesso único e restrito. O acesso à rampa (área de decolagem) será controlado pelo Juiz Geral ou ajudante por ele designado.

Não é permitida a presença de pilotos na área de decolagem, salvo quando auxiliando a decolagem de outro piloto. Não há limites para tentativas de decolagens, devendo ser respeitado o bom senso e o respeito mútuo.

O Juiz Geral poderá determinar a retirada de qualquer piloto da área de decolagem que se apresentar desrespeitoso em relação aos demais pilotos.

O Juiz Geral poderá não autorizar o início da prova e das decolagens se entender que não estão presentes condições supostamente seguras para a decolagem e vôo.

Depois de iniciada a prova, o Juiz Geral poderá fechar a rampa para novas decolagens (suspensão, interrupção ou cancelamento), se entender que as condições não estão seguras para a decolagem e vôo. Se as condições do fechamento da rampa cessarem, pode ser reaberta a rampa para decolagens.

10 – POUSO
É proibido o pouso na rampa.
Pouso oficial está localizado à frente e à direita da rampa SUL, em frente à esquerda para a rampa NORTE e a frente e a direita para a rampa NORDESTE, o pouso oficial é o mesmo para ambas as rampas.

Aos pilotos que participam da prova de XC, é obrigatório o reporte de pouso em segurança via watszap, SMS para o celular do coordenador do resgate e também via radio com maior brevidade possível.

Após o pouso seguro o piloto deve imediatamente dobrar e guardar seu equipamento.
Por convenção, um parapente aberto no chão por longo período de tempo é considerado um pedido de ajuda do piloto.

11 – RESGATE DO CROSS COUNTRY
Não haverá resgate fornecido pela organização.

12 – RESGATE DO PREGO
Haverá sistema de resgate para o prego, sem limites de subidas, sempre que veículo oficial do resgate estiver com numero significativo de pilotos para subir, este o fará.

13 – PREPARAÇÃO DO GPS
É de responsabilidade única e exclusiva do piloto de XC a preparação de seu instrumento e a baixa do seu voo.

14 – BAIXA DOS TRACKLOGS DOS GPS E APURAÇÃO DA PROVA
É de responsabilidade exclusiva do piloto baixar seu voo no site Galera do Cross (http://www.galeradocross.com.br). No sábado poderá ser feito até às 23:00h e no domingo até às 17:30h.

Os competidores de MOSCA, estes não precisarão baixar os voos.

15 – DA COMPETIÇÃO

Provas de XC: As provas de cross country serão de direção e distância livre, não havendo rotas planejadas pela organização e o resgate será por conta do piloto.

Não haverá start, pilões e demais regras específicas de provas de triangulação e corrida para o goal. Haverá apenas abertura de janela para a decolagem e fechamento da mesma.

Prova de Mosca: Para esta prova os pilotos podem decolar a qualquer momento enquanto a janela estiver aberta, realizando no mínimo 5 tentativas de acertar a mosca, o resultado será dado pela somatória de pontos, considerando 4 notas com descarte da pior nota.

O campeão será aquele que acumular menos pontos.

16 – VALIDADE DA PROVA
As provas só serão validadas se ao menos 20% dos pilotos inscritos na referida categoria decolarem.

17 – VENCEDOR XC
Será o vencedor da competição, o piloto que fizer a maior distancia livre voada somada durante os dois dias de competições.

18 – VENCEDOR MOSCA
Será o vencedor da prova de MOSCA aquele que tiver maior pontuação somada para 4 decolagens. .
Pontuação se dará da seguinte forma:
O piloto que pousar fora da área demarcada acumulará 00 pontos.
Mosca= 100 pontos
Primeiro anel = 50 pontos
Segundo anel = 10 pontos

 19 – ENTREGA DE PRÊMIOS
Os prêmios serão entregues apenas aos pilotos que estiverem presentes na cerimônia de premiação, não cabendo qualquer tipo de reivindicação futura do mesmo. Não serão enviados prêmios via correio ou qualquer outra forma de envio.

20 – REGULAMENTO TÉCNICO

Segurança em Vôo: É responsabilidade de todo piloto, voar de maneira a manter a sua segurança pessoal e a de outros. O Juiz Geral pode penalizar competidores que não observem esta regra, ou até mesmo excluí-los da competição.

Nível técnico do piloto: Pilotos que não apresentarem nível técnico adequado, colocando em risco a si e a outros pilotos serão excluídos da competição pelo Juiz geral.

Equipamentos de uso obrigatório: Todo piloto deve voar com equipamento homologado e em perfeitas condições de uso, utilizar capacete, pára-quedas de emergência, rádio comunicador, variometro, GPS e calçado adequado em todos os voos da competição.

21 – TRÁFEGO AÉREO
A decolagem, vôo e pouso devem ser feitos sempre se mantendo atenção aos outros pilotos.

Um parapente chegando a uma térmica deve girar no mesmo sentido que os que já estão nela, independente da sua altura. Por padrão, nos dias pares o sentido será o horário (direita) e nos dias ímpares, o anti-horário (esquerda).

22 – VÕO EM NUVENS
É proibido voar dentro de nuvens. É caracterizado que um piloto voou dentro da nuvem quando ele ou qualquer parte do seu equipamento desaparece da vista dos pilotos próximos.

O piloto que voar dentro de uma nuvem terá sua prova invalidada, mesmo que tenha demonstrado a intenção de não entrar na nuvem.

23 – SUSPENSÃO, INTERRUPÇÃO e CANCELAMENTO DA PROVA
O Juiz Geral pode cancelar uma prova antes de qualquer competidor ter decolado, se as condições mostrarem-se perigosas. Se a decolagem for suspensa apenas por um período de tempo, o Juiz Geral pode recomeçá-la quando achar que as condições tornaram-se seguras.

O Juiz Geral pode suspender ou interromper uma prova após a decolagem de um ou mais pilotos apenas em casos de emergência, onde a continuação da prova colocaria em risco a segurança dos competidores. O Juiz Geral pode cancelar a prova, se ele decidir que esta é a melhor opção. No caso de cancelamento, não será feita apuração dos pontos, portanto desta forma não haverá vencedor.

24 – LASTRO
O piloto pode carregar apenas lastro dispensável, na forma de água. Um piloto deve evitar dispensar o lastro a qualquer momento em que possa afetar outros competidores ou o público em geral.

25 – COMISSÃO TÉCNICA
Formada por 03 (três) pilotos experientes, indicados pela Comissão Organizadora, serão responsáveis pela briefing em conjunto com o juiz geral.

26 – JUIZ GERAL
O Juiz Geral é a autoridade máxima na rampa sendo responsável pelas decisões sobre organização e segurança. As decisões tomadas pelo Juiz Geral são soberanas e de aplicação geral a todos os participantes sob pena de ganho de pontuações na prova ou eliminação do piloto da competição.

27 – DISPOSIÇÕES FINAIS
No ato da inscrição os pilotos poderão ter seus equipamentos checados pela organização ou solicitadas informações referentes ao LTF ou EN (classificação) do equipamento.

Regras adicionais poderão ser criadas no dia do evento, pelo Juiz Geral ou comissão técnica, no briefing do dia. É de inteira responsabilidade do piloto a participação do briefing e o conhecimento de tais regras.

Os pilotos participantes autorizam os organizadores, clube local de vôo livre e patrocinadores a gravar sons e imagens, por qualquer meio de gravação conhecido, de sua pessoa e equipamentos, durante o evento acima descrito, permitindo ainda o uso destes sons e imagens para divulgação do esporte e evento.

Site:http://www.picodasconchas.com.br        Facebook: Pico das Conchas

28 –CONTATO / Whatsapp:     Evandro (15) 9 9796-9696

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